Você já deve ter ouvido falar sobre a famosa jornada do herói.

É um modelo usado por grandes roteiristas de cinema.

E a palavra chave aqui é “cinema”.

Esse modelo de história empolga, envolve, mas…

Sinceramente não sou muito “fã” de usar esse modelo em vendas.
(e em breve vou revelar a minha versão que funciona 3 vezes melhor que a “jornada do herói, mas estou me adiantando)

Porque é um roteiro para… cinema. Não é para vendas 🙂

Continuando nossa pequena sequência sobre storytelling (que você pode ver a parte 1 aqui)…

Hoje vou trazer um modelo de 3 passos (tempos) que resume bem a jornada do seu personagem…

Passo #1: Setup (ou pré-frame)  – A Vida do Seu Cliente


Lembra do nosso exercício do bar?

Aqui o personagem apresenta como ele era antes de iniciar a jornada.

E como ele vivia no mundo comum, amarrado por suas crenças e convicções.

Tem um certo incômodo com a vida que leva.

A vida dele não está legal. Ele está sofrendo.

Em um nível maior ou menor, há uma dor profunda que o agoniza.

Seu personagem (ou você mesmo), está seguindo a vida normal, com essas dores ao redor.

Mas algo acontece.

Surge um…

Passo #2: Conflito


É aqui que você prende ou não seu público.

Algo acontece.

Ou o homem brocha na “hora h”, ou você tem um diagnóstico de quase morte pelo médico, um divórcio acontece, um acidente, crise no mercado, falência, processo, enfim…

O ideal nessa fase do conflito é você conseguir fazer seu público…

… Ficar na ponta da cadeira …

… Se sentir igual a você / o personagem da história …


Explore essa parte.

Adicione drama.

Grave um vídeo falando um pouco mais sobre isso, veja agora:

Vamos falar do seu PIOR inimigo.

E o pior inimigo do seu cliente.

Desde Jesus até os Vingadores.

Hoje vamos falar de…

Nemesis

Ou, como é conhecido: O Inimigo Comum.
 
Você já deve ter percebido que por trás de toda história sempre tem um vilão…
 
O papel dele é impedir o “herói” de alcançar os objetivos…
 
Ou seja…
 
No contexto de marketing e vendas…
 
É a pedra no sapato do seu público alvo.
(lembre da “conversa de bar”)
 
A questão é…
 
Por trás dessas dores, tem algo ou alguém responsável por dificultar a vida do seu cliente.
 
Ao revelar o “Inimigo”, você tira o peso dos ombros do seu cliente…
 
Porque a culpa não é dele…
 
E sim desse inimigo oculto!
 
É comum você ver por aí coisas do tipo…

“A indústria Farmacêutica só quer o seu dinheiro”

“O Governo vive mentindo para você”

“Banqueiros ficaram ricos às suas custas”

“O Sistema Não Permite Que Você Saiba A Verdade”

Porém…
 
Quero te apresentar uma visão diferente de como desenvolver esse personagem.
 
E com isso gerar uma conexão muito maior…
 
Tenho um vídeo sobre esse assunto também: Nemesis: o Inimigo do Seu Cliente.
 
Nosso trabalho ao escrever uma história que envolva o inimigo, é fazer seu cliente DESCOBRIR quem é o inimigo…
 
E lutar junto com você contra ele.
 
É a direita contra a esquerda. Os norte-americanos contra o terror. Abacaxi contra maçã.
 
Agora, além disso…

Se você consegue personificar e dar um nome ao inimigo… a conexão aumenta ainda mais.
 
Porque você não está falando da indústria farmacêutica. Você está falando do médico Jorge que disse que você tinha apenas mais dois dias de vida.
 
E você ainda pode deixar sua história mais empolgante.
 
Lembra do exemplo da sopa do último e-mail?
 
Eu poderia escrever…
“Minha esposa disse que a partir daquele dia eu só comeria sopa à noite.”
 
Mas, escrevi…
Até o dia que minha esposa falou:
“A partir de agora você só vai jantar sopa e vai almoçar as 11:30.”
 
Eu virei para ela, e disse…
“Sopa?”
 
E ela respondeu de forma fria e direta…
 
“Sim. Sopa.”
 
Esse é o poder da narrativa (vídeo).
 
Porque torna suas histórias mais vivas.
 
Com tudo isso que vimos até agora (conversa de bar, 3 tempos, inimigo e narrativa), você pode dobrar o impacto emocional da sua história…
 
E ter muito mais vendas.
 
 
 
 
E como um último presente, mais um vídeo: Como você usa tudo que vimos até agora na prática?